INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Objetivo
Público Alvo
Programa
Conceitos
e Enfoques de Negociação
.
Negociação: os fundamentos e os conceitos avançados aos níveis estratégico
tático e operacional. As negociações simples e as negociações complexas
. As três
competências: individual, equipe e organizacional
. Como
negociar em equipe: definindo papéis e formas de atuação
. A
competência organizacional: inteligência competitiva, apoio logístico e
segurança da informação
. Os pecados
capitais do negociador – o que não fazer ao negociar
. As formas
de conduzir uma negociação: solução de problemas, barganha agressiva, barganha
suave e barganha adaptada. Principais diferenças e como saber a forma mais apropriada em cada contexto e situação
. Afinal, o
que é a verdadeira negociação com base na solução de problemas. Quando negociar
com base na solução de problemas. O Ganha/Ganha e as negociações internas e internacionais;
. O MIN -
Modelo Integrado de Negociação e as cinco dimensões da negociação: conhecimento
do produto/serviço, meio ambiente e cenários, processos, relacionamentos e
realidade pessoal dos negociadores
.
Identificando os três cenários da negociação
O
Processo de Negociação
. As 7
etapas do processo de negociação: Da preparação ao controle e avaliação
. Como
preparar muito melhor uma negociação. Análise de riscos e as 9 dimensões da
Matriz de Preparação
. O
pós-negociação - Como verificar o cumprimento do que foi acordado
. Como
definir objetivos máximos e mínimos. O estado mental e emocional dos negociadores
para lutar pelos objetivos desejáveis
. Qual a
importância da MADI: Melhor Alternativa Disponível em Caso de Impasse
. A busca
das melhores alternativas – preços na negociação
. As
estratégias e táticas de informação e poder. Identificando as táticas éticas e
as não éticas
. Como
montar e desenvolver táticas: Os 4 passos
. A
engenharia da persuasão. Princípios e procedimentos
. As táticas
não éticas. As falcatruas e as táticas de fragilização de estado mental e
emocional. Como não ser envolvido pelas táticas não éticas.
. Impasses.
Como superar dificuldades, antagonismos e objeções. As verdadeiras e as falsas
objeções
.
Concessões: Como obter vantagem das concessões feitas e aumentar a relação benefício/custo
As
Habilidades de Relacionamento
. Orientação
das relações interpessoais do negociador. Comunicação e estilos comportamentais
. Comunicação,
influência e a mensagem impactante: A comunicação verbal e não verbal na
negociação
. Os 4
estilos comportamentais: catalisador, apoiador, analítico e controlador. Como
negociar considerando o estilo do outro negociador
.
Assertividade e flexibilidade como diferencial para a obtenção de resultados
.
Minimização de conflitos. O que fazer para gerar confiança e manter um clima
positivo e de cooperação
A Realidade Pessoal do Negociador
. Como
manter o foco, superando as adversidades e hostilidades;
. A
importância do estado mental e emocional para obtenção de resultados;
. Como
identificar e entrar em estados mentais e emocionais ricos de recursos para
cada contexto e situação;
. A relação
entre competência e a importância dos Estados mentias e emocionais. O efeito
Zidane;
. Desejo e
comprometimento para superação de expectativas e desenvolvimento de
competências. Como eliciar estados mentais e emocionais ricos de recursos e a
determinação por vender. A questão das crenças. A autoimagem e as crenças de
identidade.
Aspectos
Relativos ao Conhecimento do Negócio
. A
importância do conhecimento do produto/serviços que está sendo negociado
. Os
objetivos, as alternativas e os critérios de decisão
. A margem
de negociação
. O processo
de negociação e a cadeia logística. Identificando problemas e propondo soluções
para cada uma das etapas do processo de negociação
Integração:
Tecnologia de Negociação, Habilidades de Relacionamento, Conhecimento do
Negócio
. Desenvolvendo
o papel e as habilidades do negociador
. Como
preparar negociações em andamento ou projetar novas negociações. Casos práticos
. Plano de
Ação de desenvolvimento