INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Objetivo
Público Alvo
Programa
Módulo I – Custos Operacionais de Veículos (12 horas)
Introdução
. Sistemas físicos e sistemas de informações
Custo Operacional Histórico
. Como calcular “o quanto se gasta” para fazer um veículo rodar e
desempenhar com economia e eficácia seus serviços
Plano de Contas
. Onde e como apropriar as despesas com as atividades de transporte, de
acordo com a sua natureza e responsabilidade: centros de custo e plano de
contas
. SAF - Cadastros/Centros de Custo/Plano de Contas
Módulo de Gestão – Folha de Pagamento
. De onde vem e como são apropriadas as despesas com salários e
encargos dos motoristas, ajudantes, mecânicos e pessoal de administração de
frota de veículos: estrutura orgânica, cadastro de pessoal e cadastro de
veículos
. SAF – Cadastros / Pessoal / Veículos
Módulo de Manutenção – Apontamento e Apropriação da Mão-de-Obra
. Como apontar e apropriar as despesas com peças e componentes de
estoque e os gastos com mão-de-obra de manutenção própria: mão-de-obra direta,
apontamento da mão-de-obra, horas perdidas, fichas de apropriação de
mão-de-obra e lançamento de despesas
. GEM – Movimentos / Manutenção /Ordem de Serviço / Controle de Estoque
/ Apontamento da Mão-de-Obra / Histórico de Manutenção
Módulo de Gestão – Tesouraria
. De onde vem e como são apropriadas as despesas com materiais de
operação, despesas diversas, manutenção em terceiros, peças e componentes
comprados pela empresa
. SAF – Movimentos / Tesouraria / Contas Pagas Conciliadas
Módulo de Gestão – Despesas Calculadas
. Como calcular e apropriar as despesas diretas fixas: depreciação
operacional, remuneração do capital, licenciamento, seguros, motorista e ajudantes,
consórcio, leasing, locação e cota administrativa (mão-de-obra indireta, rateio
das despesas indiretas e despesas diretas fixas)
Módulo de Manutenção – Taxa Homem-Hora
. Como calcular a taxa homem-hora e apropriar as despesas com mão-de-obra
de manutenção própria aos veículos: taxa homem-hora, mão-de-obra da oficina
própria e despesas para rateio
Módulo de Operação – Tráfego
. De onde vem os dados sobre a utilização da frota e como são usados no
cálculo do custo operacional histórico
. SAF – Movimentos / Transporte / Tráfego.
Módulo de Gestão – Custo Operacional Histórico
. Como é calculado o custo operacional histórico por quilometro, por
tonelada.km, por hora e por passageiro.km, manualmente e através de um
“software”
. SAF – Controle de Frota / Custo Operacional Histórico / Despesas
Operacionais / Localizar Demonstrativo.
Custo Operacional Padrão
. Como calcular o custo operacional padrão através de “software”
especialmente desenvolvido para esse fim e como utilizá-lo como parâmetro na
análise dos indicadores gerenciais de controle de frota
. COI – Arquivo / Planilhas / Empresas / Marcas / Faturamento /
Relatórios / Ajuda
. SAF – Controle de Frota / Custo Operacional Padrão.
Custo Operacional Histórico x Custo Operacional Padrão
. Comparação entre respectivos elementos de custo, comentários e
conclusões
. SAF – Controle de Frota / Controle da Gestão / Custo Padrão Versus
Custos Históricos
Módulo II – Planejamento e Manutenção de Frota