Apresentar o papel da administração logística e da cadeia de suprimentos nas organizações, suas atividades e desdobramentos; Determinar como estas atividades aumentam a competitividade das empresas e auxiliam na estratégia empresarial; Conscientizar os participantes da importância de promover a satisfação do consumidor através de esforços logísticos; Desenvolver os ensinamentos de como diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem e na condição física que desejar; Orientar os participantes para trabalhar com o consumidor ao longo da cadeia de suprimentos sabendo que o mesmo encontra-se espalhado numa ampla área geográfica; Trabalhar os meios que a administração tem para promover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
Logística: Importância, Evolução e Tendências
. Definição de suprimentos, logística
. Porcentagem do custo de produto/serviço
. Cadeia de valor (Produtiva): Suprimentos, Operações e Distribuição
. Cadeia de suprimentos (Suplly chain)
Gestão da Logística de Suprimentos
. Gestão de Materiais (Cadastro e Classificação)
. Gestão de compras (Aquisição e Fornecedores)
. Gestão de estoques (Estoque de Segurança)
. Avaliação financeira em suprimentos
. Armazenagem e Movimentação de materiais
Gestão da Logística das Operações
. Localização das instalações
. Planejamento do layout e da capacidade
. Programação e Controle das operações
Gestão da Logística de Distribuição
. Centralizar ou descentralizar as entregas
. Definir meios de transporte
. Sequenciamento das entregas