Formação em Educação Corporativa

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO


Objetivo

Desenvolver nos participantes a visão sistêmica da área de treinamento por intermédio de recursos, ferramentas e instrumentos que possibilitem ao profissional de Recursos Humanos e, especificamente da área de treinamento, ter o domínio do que precisa treinar, de quem deve ser treinado, como deve ser treinado, motivo pelo qual deve ser treinado, além de desenvolver um processo que o permita obter mensuração e controle dos resultados, inclusive do investimento; Tornar mais amplo o conjunto de metodologias de treinamento e buscar soluções personalizadas e oportunas para suprir as necessidades da organização; Desenvolver a aptidão para aguçar a visão de cenários para diagnosticada assertivamente a identificação de solução e de estratégias educacionais mais adequadas; Ampliar a capacidade técnica para utilizar novas ferramentas e aplicar metodologias de treinamento inovadoras; Adotar recursos tecnológicos, metodologias, plataformas e modelos de EAD; Disseminar a cultura da tecnologia no âmbito da organização.

Público Alvo

Gestores de pessoas que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos colaboradores, a gestão do conhecimento e o crescimento da empresa.

Programa

Módulo I - O Contexto
. A Educação corporativa no contexto do trabalho
· As etapas essenciais do treinamento corporativo
- Diagnóstico - LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento) a serem satisfeitas a longo e médio prazo
- Programação do treinamento - elaboração do programa que atenderá as necessidades diagnosticadas
- Implementação - aplicação e condução do programa de treinamento.
- Avaliação

Módulo II - Processos de T&D
· Etapas do LNT
· LNT à distância: novos tempos, novas práticas
· Novos projetos: task analysis
· Abordagem reativa do LNT (Levantamentos de Necessidade de Treinamento)
· Falsos pressupostos do LNT reativo
· Conformidades legais
· Abordagem Interativa ou Proativa do ANT (Avaliação de Necessidades de Treinamento)
· Processo de ANT
· Estruturando um processo de LNT pelo Modelo 6D
- D1 Determinar os resultados para o negócio
- D2 Desenhar uma experiência completa
- D3 Direcionar a aplicação
- D4 Definir a transferência do aprendizado
- D5 Dar apoio à performance
- D6 Documentar os resultados
. Métodos de LNT
- Desdobramento estratégico
- Treinamento para resultados
- Matriz de Habilidades
- Pesquisa de comportamento
- Pré-Teste
- Grupo de Foco
- Pesquisa estimulada
- Solicitação dos empregados
- Gap analysis

Módulo III - Projeto e Planejamento do Treinamento
· Hierarquia das ações de aprendizagem
· Formas de indução de aprendizagem
· Tipos de Eventos
· Identificação de instrutores/multiplicadores (internos, externos)
· Seleção de Métodos e Técnicas
· Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV
· Tipologia de Bloom
· Modelo ISO 10.015 e de Deborah Tobey (ASTD)
- Planejamento e projeto de T & D: Levantamento de necessidades do treinamento, público alvo e diagnóstico
- Recursos para levantamento do diagnóstico, modalidades de pesquisa e definição de público alvo
- Elaboração do programa
- Declaração dos objetivos, como identificá-los e desenvolvê-los
- As etapas da elaboração de um plano de ensino e de um plano de treinamento
- Cuidados na distribuição da carga horária
- Elaboração de material didático
- Seleção e indicação de instrutores
- Planejamento da avaliação
- Cronograma  
· Modelo U balanceado: ligação entre LNT e AET
· Diferença entre T&D Convencional e de Resultados
· A retórica do treinamento como investimento
· As novas formas de treinamento no pós-pandemia
- Plataformas de EAD
- Rapid learning
- E-learning
- Offline versus online
- Produção e utilização de conteúdo digital: imagens apropriadas, vídeos, textos, áudios etc
- Preparativos logísticos (sala de treinamento, apostila, lápis, caneta, rascunho, instrutor, transporte de participantes, recursos didáticos, audiovisuais)

Módulo IV - Execução do Treinamento
· Técnicas de ensino-aprendizagem baseadas na Andragogia que considera a experiência do treinando como instrumento de participação e construção de novos conceitos
· Expressão corporal: gesticulação e postura
· Movimentação diante dos treinandos
· Contato visual e técnicas para ativação da atenção do público
· O uso da linguagem: vícios, fluência, pausas e objetividade
· O uso de perguntas como estratégia educacional
· O recurso instrucional como material de apoio ao instrutor
· Recursos tecnológicos, visuais e audiovisuais: como utilizá-los
· Materiais básicos e recursos tecnológicos: quando e como empregá-los
· Exercícios: melhorando a retenção de conhecimentos
· Como abordar um treinando tímido e envolver voluntários

Módulo V - Mensuração de Resultados e Avaliação da Eficácia em Treinamento
· Modelo de Kirkpatrick (Os 4 níveis de Kirkpatrick)
· Reação
· Aprendizado
· Comportamento
· Resultados
· QUIZ, jogos, apresentações de trabalhos (online ou presencial)
· Outros métodos: desempenho e competências
· Matriz de Configuração
· ROI de treinamento, ROE - partes interessadas

Módulo VI - Indicadores de T&D
· Indicadores de Produção
· Indicadores de Reação, Aprendizado e Comportamento
· Indicadores de Impacto
· Indicadores financeiros
· Como relatar resultados de T&D e Capital Humano

Módulo VII - Administração do Treinamento 
· Acompanhar a execução e cumprimento do programa de aprendizagem e o plano de treinamento do instrutor
· Indicadores de Treinamento (LNT, ANT, AET, ROI)
· Relatório Anual de Treinamento

Módulo VIII - Tendências na Gestão do Capital Humano
· O ambiente competitivo
· O novo perfil do treinando somado ao “novo normal”
· O papel do RH na atualidade: modelo de Ulrich
· O conceito da Aprendizagem e suas consequências

Módulo IX - Modelos de Gestão do Capital Humano
· O T&D de Resultados
· O Modelo ADDIE da ATD
· Como as pessoas aprendem: modelo 70:20:10
· Desenho de programa – Regra 90-20-8 – Bob Pike
· As 6 Disciplinas (Módulo II)
· Modelo de Philips – ROI

Módulo X - Apresentação de Projeto
Nesse módulo teremos a apresentação dos projetos elaborados pelos alunos, a avaliação dos trabalhos e da performance dos participantes
· Avaliação e validação do aprendizado (constante e gradativa, culminando com a apresentação do projeto, ao final do treinamento)
· Avaliação pelo facilitador da performance do grupo
· Avaliação de reação - o impacto imediato (feita pelos alunos).

Carga Horária

40h
VALORES
Sem turmas abertas no momento
INSCRIÇÕES
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