Gestão de Pneus EM e OTR na Frota

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO


Objetivo

Fornecer a todos os profissionais envolvidos da área de manutenção de pneus, um efetivo conhecimento das propriedades, aplicações, benefícios, versatilidade, confiabilidade, rastreabilidade e resultados, com a relação ao Controle de Pneus na Frota (Novos, Reformados, Consertos e Reparos) do 2º maior custo variável.

Público Alvo

Diretores de Manutenção, Gerentes de Manutenção, Engenheiros de Manutenção, Técnicos de Manutenção, Supervisores, Técnicos em Pneus, Analista de Pneus e profissionais envolvidos na área de gestão de pneus.

Programa

Introdução
 
Variáveis importantes na frota – fora de estrada
 
Tipos de pneus – forma construtiva

. Partes principais do pneu
. Diagonais e radiais
. Forma dimensional / tipo de inflação / tipo de escultura
 
Nomenclatura de pneus
. Marcações em relevo no pneu e seus significados
. Índice de carga ou capacidade de carga
. Índice de velocidade
. Capacidade de carga x capacidade de lonas
. Simbologia padrão
. Tabelas de dimensões – “alapa”
. Dimensões nominais de pneus e sua característica técnica
 
Pressão do pneu

. Pressão de inflação
. Baixa pressão
. Alta pressão
. Controles efetivos e procedimentos de calibragem de inflação
. Ar comprimido x nitrogênio
 
Carga no pneu

. Influência na escolha dos pneus (desenhos)
. Sobrecarga
. Distribuição de carga
 
Velocidade do pneu

. Vida útil em função da velocidade
. Geração de calor
. Gráfico de desempenho
 
Montagem - desmontagem
. Limpeza
. Lubrificação
. Centralização
. Equipamentos
. Procedimentos de inflação
. Segurança
. Câmaras e protetores
. Válvulas
. Emparelhamento de duplos
 
Rodízio de pneus
 
Identificação do pneu na frota

. Gravação a térmica (número de fogo)
. Gravação do logotipo da empresa – gravação térmica
. Etiquetas vulcanizadas
. Etiquetas vulcanizadas com código de barras
. Sensores de monitoramento tipo chip
 
Armazenagem do pneu
. Método de posicionamento do pneu
. Condições do ambiente de armazenagem
 
Controle de pneu na frota – sistema

. Estoque
. Pneu novo
. Pneu reconstruído ou reformado
. Pneu reparado
. Pneu vendido
. Pneu sucateado
. Pressão
. Sulco
. Serviço interno / serviço externo
. Sistema de controle RFID
 
Legislação e normas

. Substituição
. Profundidade mínima de segurança nos sulcos
 
Reconstrução / reforma / recauchutagem / recapagem de pneu

. Por que reconstruir
. Escolha de reformador
. Sistema de reconstrução
. Controle de desempenho – relação custo / benefício
. Reparos e consertos?
 
Análise da frota

. Análise do perfil da frota
. Análise do pneu na frota através da sucata
. Alinhamento
. Manutenção mecânica
 
Alinhamento
 
Meio ambiente e Soluções adequadas

Carga Horária

16h
INSCRIÇÕES
ABERTAS

De 23/08 a 26/08/2022
Carga Horária: 16h

Aulas Online
Aulas de 8:30 às 12:30 horas
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