Extração por Solventes Aplicada a Indústria Minero-Metalúrgica
VOLTAR

Inscrições

Encerradas
Data a definir
Solicite mais informações para a próxima turma:

Público Alvo

Profissionais , engenheiros ou técnicos, com experiência em processos hidrometalúrgicos, e estudantes que necessitem reciclar seu conhecimentos.

Objetivo

Oferecer uma base teórica do processo de extração por solventes, novas aplicações e práticas industriais de controle operacional. Apresentação de exemplos práticos e formas de atuação diante de problemas técnicos.

Programa

Carga horária: 16 horas

Fundamentos básicos do processo de extração líquido- líquido:
Etapas do processo; nomenclatura; química do processo. Extratante, diluente e modificador - Tipos de agentes de extração; reações químicas, requisitos para o solvente

Estudo de variáveis de processo:
Metodologia de estudo de parâmetros de processo em escala de bancada. São apresentadas influências das principais variáveis do processo de extração por solventes, tais como: Concentração do extratante; pH; Influência da composição da fase aquosa; concentração do metal; Coeficiente de extração; Capacidade de carregamento do solvente; Lavagem; Pré-tratamento do Solvente; Cinética de extração; Sinergismo e extratantes mistos.

Construção de isotermas de equilíbrio:

Diagrama de McCabe – Thiele; Metodologia de construção das isotermas de extração e reextração; cálculo do número de estágios,  balanço de massas.

Ensaios contínuos:
Metodologia e Controle operacional; Parâmetros e faixas de controle; Planilhas de controle; Problemas operacionais mais comuns e atuação corretiva.

Tipos de Equipamentos:
Conceitos básicos; Misturadores – decantadores; Colunas de Extração Líquido-Líquido; Fluxogramas de processo.

Tratamento de dados e Balanço de massas:
Exemplo prático e metodologia de cálculo. “Scale up”

Estudo de casos:
Avaliação de práticas industriais: Urânio, cobre, zinco, índio,etc.