Mineração Atual - O Fator Humano Alavancando Ganhos de Produtividade e Reduzindo Custos
VOLTAR

Inscrições

Abertas
4/6 e 05/06/2018
Belo Horizonte - MG

Para mais informações:

Carga Horária
16

Público Alvo

Engenheiros, Gestores, Administradores, Profissionais de TI e Recursos Humanos.

Objetivo

Capacitar e atualizar o profissional que atua no ramo de Mineração, sobre a importância da Gestão de Pessoas e Processos como o fator primordial para alavancar os resultados de um empreendimento de mineração. De maneira prática, explicita como a gestão estruturada com base no conceito de EQUIPES DE ALTA-PERFORMANCE, leva à obtenção dos resultados tão desejados pelas empresas, tais como ganhos de produtividade e redução nos custos com equipes altamente motivadas. Aborda também as principais estratégias a serem adotadas no sentido de se mapear os pontos críticos do processo e como estes, caso não sejam considerados, podem inviabilizar desde um simples atingimento de uma meta, à implementação de novos projetos, expansão do negócio, obtenção de licenças ambientais e sociais, melhorando a imagem da empresa junto aos empregados, comunidade, governo e acionistas.

Programa

MÓDULO 1 – 12 Horas
Os Desafios das Equipes Operacionais em uma Mineração e Exemplos de Resultados Obtidos na Prática
Pessoas em Primeiro Lugar na Prática
. Entendendo a Estrutura Organizacional.
. Seu Organograma está adequado às demandas operacionais?
. Existe um Plano de Cargos e Salários adequado?
. Estruture um Plano de Carreira na Prática com o apoio do RH e o implemente em fases. 
. Você e sua equipe estão alinhados com as políticas de Contratações e Demissões?
. Como a Avaliação de Performance pode alinhar as expectativas dos empregados com as metas de empresa?
. Treinamentos e Capacitações: Estruturar um plano de trabalho plurianual alinhado ao plano de carreira.
. Como seus gestores tratam questões como assédio moral e sexual dentro do ambiente de trabalho?
. Você entende o que é a Mudança VUCA? Saiba como preparar suas equipes para uma tendência irreversível em um mundo cada vez mais VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO e   AMBÍGUO.


Segurança
Você como gestor, entende o seu papel de líder de um processo de mudança de cultura comportamental?
. Quais sãos as principais exigências legais inerentes à Gestão Operacional das equipes? Quais são suas responsabilidades civis?
. Utilize os Sistemas Integrados de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Gestão de Pessoas como parte integrada ao seu processo.
. Tenha as Auditorias e Certificações como parceiras ao desenvolvimento da Melhoria Contínua ao seu processo.

Meio Ambiente
. Cumprimento de Exigências Legais: A sua equipe sabe que se tais exigências não forem cumpridas, suas operações podem ser paralisadas?
. Utilize os Sistemas Integrados de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Gestão de Pessoas como parte integrada ao seu processo.
. Tenha as Auditorias e Certificações como parceiras ao desenvolvimento da Melhoria Contínua ao seu processo.

Produção
. Como o compartilhamento ações entre as equipes de Geologia, Planejamento de Lavra, Operação e Manutenção de Mina e Usina, pode trazer resultados surpreendentes ao  processo? Entenda como implementar ações duradouras.
. Key Performance Indicators: A chave para uma gestão das rotinas operacionais.
. Reuniões Diárias: Como tornar as reuniões diárias produtivas e com resultados positivos? Implemente ações duradouras entre as equipes.
. Comunicação Interna: Estabeleça a comunicação interna como base para a disseminação de uma estratégia de mudança na cultura operacional.
. O que são equipes de Alto Performance Operacional? Estabeleça diretrizes e implemente equipe multidisciplinares.

Custos
. Orçamentação: A sua estrutura organizacional está preparada para planejar um orçamento anual e plurianual? Entenda como elaborar um plano estruturado com base em fatores  técnicos operacionais confiáveis.
. Opex: Como você e sua equipe executam um orçamento anual? Saiba como não cometer desvios ao longo do ano.
. Capex: Sua área possui dados suficientes para planejar um investimento, baseado nas necessidades reais de sua operação? Entenda como definir prioridades e executar 100%  e seus investimentos, medindo resultados e comprovando resultados esperados.
. Gestão de Contratos: Você e sua equipe estão preparados para elaborar um contrato alinhado com prazos e necessidades operacionais? Sua equipe está preparada para   fiscalizar um contrato e entendem as implicações de uma má gestão contratual?


Comunidade
. Controles Ambientais: Sua equipe sabe da importância dos controles relacionados a Poeira, Ruído e Vibração em áreas próximas à comunidades? Implemente KPI´s e integre suas ações coordenadas com a área de relações com comunidade de sua empresa.
. Segurança Patrimonial: Saiba quais são as principais medidas e controles integrados com a área de Segurança Patrimonial.
. Redes Sociais e Conectividade: Telefone, Celular, Internet. Implemente ações que integrem e valorizem o conhecimento, a experiência e a conexão de seus empregados com as metas e desafios de sua área.

Gestão Integrada das Equipes Operacionais
. Como sua equipe se integra às áreas afins?
. Saiba como realizar um Planejamento de Lavra de Longo, Médio e Curto Prazo
. Planejamento Operacional: Como sua equipe se prepara para planejar ações diárias e semanais?
. Ações Sazonais: Coloque prioridade no Plano de Preparação para Período Chuvoso (Drenagens, Retaludamento e Manutenção de Pilhas de Estéril).

Operação e Manutenção de Mina e Plantas de Beneficiamento
. Sistemas de Gestão Operacional: Prepare sua equipe para utilizar das ferramentas de Gestão e Otimização de Frotas e Controles de Plantas de Beneficiamento.
. Manutenção de Equipamentos Móveis e Industrial: Sua equipe a importância de um bom Plano de Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva.

MÓDULO 2 - 4 horas
Dinâmica: Como adequar as operações da “Gambiarra Mine Corporation” ao Mundo VUCA?
. Uma empresa de mineração deseja se colocar no nível “Classe Mundial” em excelência operacional, porém enfrenta inúmeros problemas no desenvolvimento de suas atividades   de rotina.
. Por meio de uma dinâmica de grupo, os participantes do curso deverão realizar um diagnóstico e estabelecer um plano de ação que solucione as principais dores das equipes
  operacionais.