Pesquisa de Depósitos Minerais
VOLTAR

Inscrições

Encerradas
Data a definir
Solicite mais informações para a próxima turma:

Público Alvo

Geólogos, engenheiros de minas, técnicos de mineração e geologia envolvidos na prospecção e pesquisa de jazidas minerais, no desenvolvimento de minas, em geologia de mineração e nas etapas de pós - produção.

Objetivo

Introduzir, rever e atualizar os conceitos, procedimentos e técnicas utilizadas na prospecção e pesquisa mineral na definição de jazidas. Isto dentro de uma visão que a integra os subsídios geológicos obtidos nas investigações sistemáticas da pesquisa mineral com a futura lavra, com os processos de beneficiamento e de concentração do minério, visando a implantação da mina e a maximização do bem mineral. Os resultados da pesquisa mineral constituem uma função de passagem para o desenvolvimento da mina, para a lavra e para o beneficiamento do minério. O enfoque do curso é essencialmente técnico e econômico.

Programa


1. Noções de gênese de depósitos minerais. Principais tipos de depósitos minerais. Classificação dos depósitos minerais visando a pesquisa e a futura lavra. A acumulação de depósitos minerais, a teoria das variáveis regionalizadas e a distribuição geoestatística dos principais atributos do corpo mineral. Depósitos minerais e o empreendimento de mineração.Terminologia: ocorrência mineral, depósito, jazida, reserva e mina. Conceito de minério. Caracterização de jazidas. Custos da pesquisa.

2. Objetivos da pesquisa mineral. Planejamento, principais métodos e sequência das investigações de prospecção e de pesquisa mineral. Prospecção: interpretação de imagens, mapeamento de campo e prospecção geoquímica. Noções de prospecção geofísica. Amostragem de afloramentos, indícios de mineralização, solos, sedimentos de corrente e concentrados de bateia. Análises petrográficas, mineralógicas e determinações químicas adequadas à fase de prospecção. Discriminação e seleção de alvos.

3. Pesquisa mineral: modelagem do depósito, mapeamento detalhado, abertura de escavações ( poços e trincheiras ), sondagens ( trado, bangka, rotativas com recuperação de testemunhos ) e trabalhos subterrâneos de pesquisa ( galerias de pesquisa ). Mapeamento geológico detalhado. Amostragem das galerias, paredes das escavações e de furos de sonda ( logs ). Amostras volumétricas para ensaios - piloto. Montagem do banco de dados. Integração dos dados e interpretação dos resultados. Utilização de aplicativos computacionais.

4. Jazida: definição, classificação das reservas e teores ( médio, cut-off ). Classes de reservas. Conceitos geoestatísticos. Modelagem da jazida: curvas de parametrização das reservas e teores. Estimativa da vida útil. Caracterização tecnológica do minério visando o beneficiamento e o comportamento geometalúrgico. Discriminação de tipologias do minério. Subsídios geológicos e geotécnicos para o estudo da viabilidade econômica, desenvolvimento e implantação da mina. Modelagem e valoração dos blocos a serem lavrados. Noções de lavra e de rotas de beneficiamento e de concentração aplicáveis às tipologias de minério definidas na pesquisa mineral.

5. Exigências técnicas e legais. Viabilidade técnica, econômica e ambiental da lavra. Relatório final de pesquisa. Noções de geologia de acompanhamento de lavra e de pós-lavra.