Formação em Educação Corporativa
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Inscrições

Abertas
27/11 à 01/12/2017
Belo Horizonte - MG

Para mais informações:

Carga Horária
40

Público Alvo

Dirigido a gestores de pessoas que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos colaboradores, a gestão do conhecimento e o crescimento da empresa.

Objetivo

. Desenvolver nos participantes a visão sistêmica da área de treinamento por intermédio de recursos, ferramentas e instrumentos que possibilitem ao profissional de Recursos Humanos e, especificamente da área de treinamento, ter o domínio do que precisa treinar, de quem deve ser treinado, como deve ser treinado, motivo pelo qual deve ser treinado, além de desenvolver um processo que o permita obter mensuração e controle dos resultados, inclusive do investimento. . Tornar mais amplo o conjunto de metodologias de treinamento e buscar soluções personalizadas e oportunas para suprir as necessidades da organização. . Desenvolver a aptidão para aguçar a visão de cenários para diagnosticar assertivamente a identificação de solução e de estratégia educacionais mais adequadas. . Ampliar a capacidade técnica para utilizar novas ferramentas e aplicar metodologias de treinamento inovadoras

Programa

Módulo I – Contexto e Cenários
. Evolução do Treinamento e Desenvolvimento 
. Cinco disciplinas de Peter Senge 
. Universidades corporativas
. T & D convencional versus T & D estratégico
. Treinamento: custo ou investimento
 
Módulo II – Processos e Métodos de T & D
. Processo de LNT
. Abordagem reativa do LNT 
. Processo de ANT
. Abordagem Interativa ou Proativa do ANT 
 
Módulo III – Metodologias e Padrão Internacional de Treinamento
. Modelo ISO 10.015 
. Planejamento e projeto de T & D: Levantamento de necessidades do treinamento, público alvo e diagnóstico
. Recursos para levantamento do diagnóstico, modalidades de pesquisa e definição de público alvo
. Elaboração do programa
. Declaração dos objetivos, como identificá-los e desenvolvê-los
. As etapas da elaboração de um plano de ensino e de um plano de treinamento
. Cuidados na distribuição da carga horária
. Elaboração de material didático
. Seleção e indicação de instrutores
. Planejamento da avaliação. Como Escolher a Melhor Forma de Avaliação para Cada Tipo de Treinamento 
. Tipologia Organizacional
. Cronograma
 
MÓDULO IV – Projeto e Planejamento do Treinamento
. O conceito da Aprendizagem e suas consequências 
. Relatório de necessidades de treinamento
. Justificativa do projeto perante o mercado e à organização
. Definição de metas e objetivos
. Escolha das metodologias
. Plano de Ensino/aprendizagem 
. Plano de treinamento
. Competências/requisitos dos instrutores
. Execução
. Avaliação
 
MÓDULO V – Aprendizagem e Treinamento
. As 6 disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio (de Pollock, Roy; Jefferson, Andrew; Wick, Calhoun)
. Técnicas de ensino-aprendizagem baseadas na Andragogia que considera a experiência do treinando como instrumento de participação e construção de novos conceitos.
. Como as pessoas aprendem: modelo 70:20:10
. Tipologia de Bloom 
. Formas de indução de aprendizagem
 
MÓDULO VI – Recursos Didáticos e Audiovisuais
. Preparativos logísticos 
. Sala de treinamento 
. Lista de participantes – definição do número adequado.
. Tipos de distribuição das cadeiras e mesas
. Apostila, lápis, caneta, rascunho, 
. Instrutor, 
. Transporte de participantes, 
. Vídeos
. Dinâmicas, vivências (Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV)
 
Módulo VII – Tipos de Treinamento
. Treinamento no trabalho (on-the-job) 
. O treinamento formal interno cursos, palestras e seminários para a capacitação dos funcionários 
. O treinamento formal externo 
. EAD
. Simpósio
. Seminário
. Curso
. Congresso
. Mesa redonda
 
Módulo VIII – Execução do Treinamento
. O plano de aula e o plano de ensino como referência.
. Postura, gestos, linguagem corporal, movimentação diante dos treinandos
. Contato visual e técnicas para ativação da atenção do público.
. O uso correto da linguagem: observar e eliminar vícios, ter fluência, fazer pausas e ter objetividade.
. Abertura, desenvolvimento e conclusão do treinamento
. O recurso instrucional como material de apoio ao instrutor.
. Recursos tecnológicos, visuais e audiovisuais: como utilizá-los.
. O que não se deve fazer quando estiver facilitando o treinamento
. Gestão do tempo
. Exercícios para melhorar a retenção de conhecimentos.
. O uso de perguntas como estratégia educacional. 
. A fórmula: 1/3 exposição dialógica e 2/3, práticas, vídeos e vivências ou trabalhos em grupo.
 
Módulo IX – Administração do Treinamento
. O ambiente competitivo 
. O novo perfil do treinando
. Indicadores de Treinamento 
. Relatório Anual de Treinamento
 
Módulo X – Tendências e Modelos na Gestão do Capital Humano
. O papel do RH na atualidade: 
. Modelo de múltiplos papéis, (de Ulrich)
. Administração de estratégias de RH, 
. Administração da infraestrutura da empresa,
. Administração da contribuição dos funcionários 
. Administração da transformação e mudança,
. O T&D de Resultados 
. O Modelo ADDIE da ATD – Analy¬sis (Análise), Design (Desenho), Devel¬op¬ment (Desen¬volvi¬mento), Imple¬men¬ta¬tion (Imple¬men¬tação) e Eval¬u¬a¬tion (Avali¬ação).
. Desenho de programa – Regra 90-20-8 
 
Módulo XI – Mensuração de Rresultados e Avaliação da Eficácia em Treinamento
. Modelo de Kirkpatrick (Os 4 níveis de Kirkpatrick),
. Reação
. Aprendizado 
. Comportamento 
. Resultados 
. Modelo de Philips - ROI 
. Outros métodos: desempenho e competências 
. ROI de treinamento, ROE – partes interessadas
. Benefícios sociais
 
Módulo XII - Indicadores de T&D
. Indicadores de Produção 
. Indicadores de Reação, Aprendizado e Comportamento 
. Indicadores de Impacto 
. Indicadores financeiros 
Como relatar resultados de T&D 
 
Módulo XIII - Apresentação de Projeto
Nesse módulo teremos a apresentação dos projetos elaborados pelos alunos, a avaliação dos trabalhos e da performance dos participantes.
. Avaliação e validação do aprendizado (constante e gradativa, culminando com a apresentação do projeto, ao final do treinamento)
. Avaliação pelo facilitador da performance do grupo.
. Avaliação de reação – o impacto imediato (feita pelos alunos).